Matérias

Objetivos e metas nas Empresas Familiares

Quando se trata sobre estratégias em empresas familiares, pouco se aborda a conexão com a família em todo o seu contexto desde da elaboração até a implementação. Pois tratam-se empresas familiares como um negócio com objetivos somente financeiros, mas a sua principal característica é a presença da família no negócio, então torna-se relevante considerar a família em todos os seus mecanismos e de forma essencial nas estratégias do negócio.

No que se refere a estratégias e metas nas empresas familiares pode se considerar quatro elementos: etapa de formulação; partes envolvidas; formação de metas; e alinhamentos entre os objetivos.

De forma inicial, ao considerar a formulação da estratégia nas empresas familiares contempla-se: compromisso da família com o futuro dos negócios, avaliação da saúde dos negócios, consideração de aspectos pessoais dos indivíduos-chave da empresa familiar e avaliação dos interesses e capacidades da família.

Em segundo momento, após a definição das estratégias, o que pode ser considerado como fator influenciador do estabelecimento das metas são: a transferência do conhecimento da família, processo de sucessão, desejo de preservar a riqueza socioemocional da família, o desempenho financeiro anterior da família, objetivos estratégicos da família, disposição da família proprietária em tomar decisões, além do estilo de vida e espiritualidade dos indivíduos-chave (WILLIAMS et al., 2018).

Após a elaboração e estabelecimento das metas, pondera-se as partes envolvidas que irão auxiliar na execução, com isso deve-se analisar quem são e como encontram-se esses indivíduos-chave da empresa familiar.

Eles podem ser considerados: Membro da Família não envolvido no negócio; Não membro da Família; Não membro da Família e acionista (não envolvido no negócio); Membro da Família, acionista e não envolvido no negócio; Não membro da família e acionista; Membro da Família e envolvido no negócio; e Membro da Família, envolvido no negócio e acionista.

Por fim, para o alinhamento das estratégias nas empresas familiares têm-se o método Balanced Family Business, desenvolvido pelo Instituto Empresariar, que tem como objetivo perenizar as empresas familiares.

Esse método considera que as empresas familiares são compostas por indivíduos-chave, por uma família, um negócio e sócios. E ao elaborar as estratégias nesse tipo de organização torna-se relevante fazer um alinhamento entre essas quatro dimensões para propiciar um ambiente duradoura para as famílias e seus negócios.

O Instituto Empresariar pode te auxiliar com o desenvolvimento das suas metas e objetivos. Quer saber mais? Entre em contato com a gente.

 

REFERENCIAS

WILLIAMS JR, Ralph I. et al. Family firm goals and their effects on strategy, family and organization behavior: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, v. 20, p. S63-S82, 2018.